Sétimo Dia (16/03): SÃO JOSÉ, PROTETOR DA SANTA IGREJA
L1: Completarem-se 150 anos da Declaração de São José, como Padroeiro da Igreja Católica, feita pelo Beato Papa Pio IX a 8 de dezembro de 1870. Deve ser presente em nossos corações o conhecimento de que depois de Maria, a Mãe de Deus, nenhum Santo ocupa tanto espaço no Magistério Pontifício como José, seu esposo. Muitos Papas aprofundaram a mensagem contida nos poucos dados transmitidos pelos Evangelhos para realçar ainda mais o papel central de São José na história da salvação: o Beato Pio IX declarou-o “Padroeiro da Igreja Católica”, o Venerável Pio XII apresentou-o como “Padroeiro dos operários”; e São João Paulo II, como “Guardião do Redentor”. O povo invoca-o como “padroeiro da boa morte”. Confiantes na intercessão de São José, iniciemos mais uma noite de Novena:
Salmista: Hino de São José
L2: Pelo Sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Glorioso patriarca São José, protetor e padroeiro da Igreja Universal, obtende-me a graça de amar a Igreja e honrá-la como verdadeiro discípulo de Cristo. Velai sobre o Corpo Místico de Cristo, como outrora velastes sobre Jesus e Maria. Protegei o Santo Padre e os bispos, os sacerdotes e os religiosos. Alcançai-lhes santidade de vida e eficácia no apostolado. Guardai a inocência da infância, a castidade da juventude, a honestidade do lar, a ordem e a paz da sociedade. Amém.
L1:
- 1 Pai-Nosso;
- 10 Ave-Marias;
- 1 Glória, em honra do Glorioso Patriarca, pedindo sua intercessão pelas vocações.
Rogai por nós, São José, pai nutrício de Jesus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo!
L2: OREMOS: Ó Deus, que por uma inefável providência vos dignastes escolher o bem-aventurado São José para esposo da Vossa Mãe Santíssima, concedei-nos que aquele mesmo que na terra veneramos como protetor, mereçamos ter no Céu por nosso intercessor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.
Salmista: Hino de São José